Plan. e Ges. para Unidades de Conservação e Comunidades Locais

Planos de Manejo das RPPN Mata do Sossego e Feliciano Miguel Abdala – MG

thumbnail

Descrição: As Reservas Particulares do Patrimônio Natural surgiram no cenário ambiental brasileiro em 1990 através do Decreto nº. 98.914, posteriormente modificado até o atual formato, regulamentado pelo Decreto nº. 5.746 de 2006. Criadas como ferramentas de auxílio aos esforços governamentais para a conservação da biodiversidade brasileira, as RPPN, aliadas aos parques e reservas estatais, possibilitam a formação de corredores ecológicos. Sendo assim, o projeto visa a elaboração dos Planos de Manejo das RPPN, de acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação – SNUC (Lei no 9.985, 18 de Julho de 2000, Decreto no 4.340, 22 de Agosto de 2002). A aplicação das diretrizes fornecidas potencializará o valor das Reservas, de acordo com os regimentos legais, viabilizando a elaboração de programas de manejo, com o objetivo de favorecer o uso mais adequado das áreas e preservar sua integridade biológica, física e social.

 

Atividades: Coordenação dos estudos referentes ao programa de uso público, assim como do diagnóstico socioeconômico para criação e consolidação do corredor ecológico Sossego – Caratinga.

 

Duração: Janeiro a Julho/ 2010

Contratante: Fundação Biodiversitas

Cliente Final: Fundação Biodiversitas e Conservação Internacional

Produtos/ Resultados: Programa de uso das RPPN Mata do Sossego e Feliciano Miguel Abdala e diagnóstico socioeconômico do território delimitado para criação do Corredor Ecológico.